Depois da pandemia, nunca ficou tão evidente o quanto a tecnologia precisa andar lado a lado com nossa rotina. A transformação digital já está aí e quem não se adapta pode ser engolido pela concorrência em qualquer negócio, principalmente quando estamos falando de venda de imóveis.
Vem entender como a tecnologia pode ser sua maior aliada para o sucesso da sua imobiliária, incorporadora ou construtora.
O que é a transformação digital?
Muito além do uso de aplicativos e da internet, a transformação digital refere-se ao uso da tecnologia e metodologias para melhorar processos dentro da sociedade. Quando estamos falando de empresas, podemos nos referir a softwares que automatizam e facilitam a jornada do cliente.
Ainda que a transformação digital esteja ligada à tecnologia, é essencial pensar que planejamento, estratégias e gestão estão atreladas nesse ecossistema para a formação de uma empresa de sucesso.
Mas, e a transformação digital no mercado imobiliário?
O setor imobiliário ainda pode ser considerado um ramo tradicional. Afinal, não podemos ignorar que para fechar transações o cliente gosta de pessoalmente conhecer o imóvel. E o contato cara a cara é fundamental para passar confiança e conquistar o cliente.
Ainda que esse contato se faça necessário, não podemos ignorar que para chegar à etapa de venda é preciso percorrer um longo caminho. E hoje é possível captar clientes de diversas formas no meio digital: redes sociais, sites, anúncios e muito mais.
De acordo com o site Digital Adoption, a Adobe realizou uma pesquisa que mostrou que as empresas que priorizam o digital têm 64% mais chances do que seus concorrentes de exceder suas metas planejadas no ano anterior.
E para isso, as imobiliárias podem contar com um sistema chamado Customer Relationship Management ou CRM, que auxilia na Gestão de Relacionamento com o Cliente, sendo possível armazenar informações que podem se tornar estratégicas para o planejamento de vendas.
Outras principais tendências tecnológicas para o mercado imobiliário incluem:
- Inteligência Artificial. Processamento de dados em segundos, identificadores de risco, alerta de fraude, aprovação de crédito automático, tudo isso pode ser possível com a IA;
- Assinatura digital. Quanto menos burocracia melhor! Já é possível fazer repasse diretamente no cartório através de sistemas integrados e assinaturas digitais;
- Realidade Virtual. Visitas virtuais e fotos 360º podem deixar seu cliente com mais vontade de fechar o negócio;
- Aplicativos e foco em smartphones. Com cada vez mais acessos sendo realizados em smartphones, sai na frente as imobiliárias que conseguem se aliar a aplicativos e sites adaptados para o formato mobile, priorizando o costume e conforto do cliente.
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